Este Edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.

A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural.

É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram construídas por meio do engajamento e resistência da sociedade.

O presente edital destina-se à premiação de agentes culturais do município de Jardim do Seridó-RN.

Deste modo, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, CNPJ: 08.086.662/0001-38, Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo torna público o presente edital elaborado com base na Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), no Decreto 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e no Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento).

A nomenclatura do edital visa homenagear Givanildo Teixeira da Costa, mais conhecido como Nildo, nasceu em 1967, filho de Alzira e Zé Costa. Sua relação com Jardim do Seridó se aprofundou mais quando conheceu a Jardinense Maria das Graças (Graça Fotógrafa) onde por causa do seu amor por ela permaneceu. Trabalhou como moto-táxi e também com troca e venda de móveis e eletrônicos e foi nesse empreendimento que conseguiu em 1992 a sua primeira câmera fotográfica. Nildo se consolidou como fotógrafo na cidade juntamente com Graça e através dessa arte conseguiu melhorar a vida da sua família e deixar um legado para seus filhos e a cidade como um todo: a arte tem poder de transformar.