O Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizaram ontem (30) o lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef Município Aprovado. A iniciativa é um reconhecimento internacional para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

Durante o evento, foram apresentados os principais pontos de inovação para o período 2013-2016. Segundo Rui Aguiar, diretor do Selo UNICEF no RN, o trabalho de gestão por resultados será priorizado. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

Em seu discurso, Rosalba Ciarlini afirmou que é possível diminuir os índices de mortalidade materno-infantil. “O acompanhamento deve ser feito desde o início da gestação, por isso vamos fortalecer a rede de saúde. Essa é uma responsabilidade de cada gestor, de cada um de nós aqui presente. É preciso unir forças e abraçar esse Selo para sermos um instrumento de transformação e reconstrução”, afirmou.

Para a secretária Estadual de Ação Social, Shirley Targino, o melhor legado do Selo será a concretização das políticas públicas de assistência social. “A criança é a prioridade, precisamos desenvolver ações estratégicas junto com os municípios para que sejamos um Estado exemplo para o Brasil”.

Presentes ao evento: a Governadora, Rosalba Ciarlini; a Secretária da SETHAS, Shirley Targino; prefeitos, secretários, conselheiros tutelares e articuladores dos municípios do Estado, o gestor de programas do UNICEF, Rui Aguiar, a representante do UNICEF de cooperação do Brasil, Michelle Barron, a especialista em programas do UNICEF Tatí Andrade, o presidente da FEMURN Benes Leócadio, além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Natal, FUNDAC, COEGEMAS, o jovem representante de Dr. Severiano, André Rafael e demais autoridades políticas.