Destinada principalmente a agentes públicos municipais, será realizada, entre os dias 19 de novembro e 11 de dezembro, mais uma edição do curso virtual “Controle Social e Cidadania”. O objetivo é mobilizar representantes sociais e cidadãos para atuarem no exercício do controle social das ações governamentais.
O curso – promovido pela Controladoria-Geral da União – tem duração de 40 horas. O conteúdo será dividido em três módulos: “A participação popular no estado brasileiro”, “O controle das ações governamentais” e “O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis”.
São oferecidas 750 vagas aos interessados, sendo destinadas 250 vagas por dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 11 a 13 de novembro. Para participar, o interessado deve preencher a certos requisitos, como: possuir acesso à internet; preferencialmente, ter disponibilidade mínima de uma hora diária para as atividades e possuir conhecimentos básicos de informática.
A avaliação será feita por meio de provas objetivas sobre os tópicos estudados e participação em fóruns temáticos. Receberá o certificado de conclusão o participante que obtiver, no mínimo, 70% de aproveitamento geral.
 
Lei de Acesso à Informação 
A Lei 12.527/2011 será tema de outro curso promovido pela CGU, a ser realizado entre os dias 14 e 28 de novembro. A iniciativa tem por objetivo apresentar uma visão geral sobre a Lei, abordando o marco teórico, a transparência e o acesso à informação pública. O curso terá duração de dez horas e é destinado a servidores e cidadãos no geral.
Os servidores dos Municípios que assinaram termo de adesão ao Programa Brasil Transparente têm vaga garantida no curso. Para confirmá-la, o servidor deve entrar em contato com a Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no Estado ou pelo e-mail:brasiltransparente@cgu.gov.br

As inscrições para os cursos podem ser feitas aqui .