Aconteceu na noite desta sexta-feira (22) no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores em Jardim do Seridó, a apresentação da V Edição do Projeto de Leitura: A memória infantil rabiscada no papel, com o tema: As histórias brilham perto de você! O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Centro Municipal de Ensino Rural “Mariinha Sampaio”, aprofundando as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Esse ano os alunos da Educação Infantil das Unidades Escolares: Antonio Galdino de Azevedo, Joaquim Patrício de Medeiros, Manoel Regino dos Santos e Miguel Arcanjo Pereira homenagearam com muito estilo em diversas apresentações culturais, o grande poeta, Vinícius de Morais. “O centenário de Vinícius nos faz lembrar brincadeira e imaginação. Já as suas poesias encantam as crianças, pois são textos gostosos de ler”, destacou a supervisora do CEME, Milene Cunha.

Ao final das apresentações culturais, baseadas nas poesias de Vinícius de Morais, entre outras, os alunos receberem seus livros, fruto de um trabalho de leitura prazerosa e de incentivo a criatividade. Cada unidade escolar produziu um livro com os seus alunos. “Incentivar o gosto pela leitura e torná-la um prática recorrente nas nossas crianças é um desafio instigador”, declarou a secretária de Educação, professora Marecilda Bezerra.

O CEMER também apresentou nesta V Edição do Projeto de Leitura, algumas obras literárias que fazem parte do acervo das turmas de alfabetização. “A leitura nos conduz por caminhos no qual encontramos diversos mundos, em cada um deles podemos ser o que nossa imaginação permitir, há um encontro e desencontro, mas nela temos a certeza que a cada linha rabiscada, borrada e reescrita somos ainda melhores”, finalizou Marecilda Bezerra.

O evento foi prestigiado por alunos universitários do Polo da UVA (Universidade Vale do Acaraú) da cidade de Caicó, por sinal, discentes da professora Marecilda Bezerra. Neste momento, eles estão vendo a disciplina de didática aplica a educação e esta foi uma oportunidade para perceberem na prática como o fazer pedagógico pode ser diferente. Também marcaram presença diretores, coordenadores, professores, pais e a população em geral.