Na busca por melhoria através da cooperação entre os municípios, a secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura e o Procurador do Município de Jardim do Seridó, Dr. Dirceu Medeiros prestigiaram nos dias 27 e 28 de novembro, o II Seminário de Articulação Interfederativa realizado no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra em Natal. O evento foi organizado pelo Governo do Estado e outras entidades.

Na ocasião, os representantes jardinenses participaram da solenidade de adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) no RN. O contrato é um acordo de colaboração tripartite, firmado entre a União, o Estado e os municípios no âmbito de uma Região de Saúde. O objetivo é organizar e integrar as ações e serviços de saúde na Região, para garantir a integralidade da assistência à população.

A governadora Rosalba Ciarlini participou do evento e prometeu que o Governo do Estado voltará a repassar os recursos das assistências farmacêutica e básica aos municípios. Segundo ela, o financiamento será depositado cada dia 10 do mês, data que coincide com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

Segundo Terezinha Rêgo, coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde da SESAP, no contrato ficaram definidas as responsabilidades individuais e solidárias pactuadas pelos entes federativos, possibilitando a gestão compartilhada dos serviços de saúde. Na programação ainda ocorreu uma discussão sobre articulação interfederativa e gestão compartilhada na perspectiva da implementação do COAP.