O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bistrot, ministrou nesta quarta-feira (26), no Auditório Mestre Galinho, anexo III da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, a palestra: “Condições de Chuvas para 2014 no Seridó Potiguar”, organizada pelo vereador, José da Noite de Medeiros (PR). Na oportunidade, vários fatos sobre as ocorrências de chuvas e a temperatura foram relatados para o público presente.

Gilmar Bristot declarou que as condições de chuvas para o semiárido são favoráveis e dentro da normalidade, pois tem se observado uma evolução adequada de ano para ano e de mês para mês do comportamento dos parâmetros oceânicos. “A previsão são de chuvas variando em torno de 400 a 500 milímetros na Região do Seridó. Uma condição bem melhor do que em 2013, quando se teve pouca chuva”, informou.

O palestrante disse que a chegada das chuvas está sendo aguardada para este início de março. “São chuvas que virão da Zona de Convergência e formarão a nossa estação chuvosa, onde deverá apresentar uma melhor distribuição das chuvas em todas as localidades. Porém poderá haver casos que chova com mais intensidade numa área e menos na outra em razão da característica do clima semiárido”, revelou Bristot.

Os meses de março e abril serão os meses mais chuvosos, segundo demonstra os dados atuais da EMPARN. No entanto, Gilmar alertou que poderá apresentar mudanças no comportamento, por se tratar de trabalhar com a natureza, apesar do mesmo não acreditar muito em razão dos estudos técnicos apontarem o Oceano Atlântico Norte para o resfriamento até o mês de abril e o Atlântico Sul abalizar para um aquecimento até abril.

Estivem presentes ao evento, o Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas; Prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes; gerente regional da EMPARN em Caicó, José Augusto; vereadores e secretários municipais de toda região. Além de agropecuaristas, profetas do tempo e o homem do campo.