Em clima da Copa do Mundo aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 4, no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores, a 10ª formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) em Jardim do Seridó. O programa de caráter social e preventivo formou 160 crianças, alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de cinco escolas em nosso município, neste primeiro semestre de 2014. Na oportunidade, as autoridades e os alunos destaques foram homenageados.

O evento contou com a presença do Prefeito, Padre Jocimar Dantas; Vice-presidente da Câmara Municipal, José Justino; Vereadora, Geralda Medeiros; Coordenador regional do PROERD, sargento Adaildo Santos; Comandante da 2ª Cia PM do 6º BPM, tenente Péterson Medeiros; secretário Chefe de Gabinete, João Eudes; representantes das escolas, além dos instrutores que atuam na região do Seridó. A professora Anneliese Medeiros representou a secretária de Educação, Marecilda Bezerra.

O PROERD tem por objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos, para o fortalecimento da cultura da Paz e de uma sociedade mais justa e segura. Em Jardim do Seridó teve início em 2005, atendendo até o momento mais de 4 mil alunos entre crianças e adolescentes.

Durante cada semestre letivo, dez aulas são ministradas, sendo o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva e desenvolvido com o auxílio de um livro de estudante. “A finalidade é trabalhar a valorização da vida e não dá ênfase a droga. Sobretudo, destacar a importância do viver, pois o que nós temos de mais precioso é o dom da vida. Como também, mostrar as crianças à importância da cidadania para que elas sejam multiplicadores da ideia do programa que é dizer não as drogas e à violência”, observou o instrutor Sargento PM, Iran Santos.