A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó celebrou Termo de Convênio com a Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO), para o gerenciamento e execução na perfuração de 5 (cinco) poços tubulares na Zona Rural do município de Jardim do Seridó.

O objetivo é o desenvolvimento econômico da malha rural municipal, especialmente nas áreas da agricultura, agroindústria e consumo humano e animal de acordo com o que preceitua o Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre a SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) e a AMSO.

Recentemente, os técnicos utilizaram uma máquina perfuratriz para realizar as perfurações em cinco poços, beneficiando com os trabalhos, os moradores das comunidades rurais: São Gonçalo, São Pedro, Marcas, Bananeiro e cabaceira. O próximo passo será a instalação, quando será enviada até as referidas comunidades, uma equipe para instalar os cata-ventos e as respectivas bombas para a captação de água.

Para viabilizar a perfuração destes poços, o Governo do Rio Grande do Norte disponibilizou a máquina perfuratriz e os técnicos, enquanto a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó arcou com as despesas de combustível, estadia, alimentação, canos e ferramentas para as perfurações. Como também disponibilizou um servidor para acompanhar e prestar auxílio necessário aos técnicos da SEMARH.

A coordenadoria de hidrologia da SEMARH é responsável por elaborar a programação de locação, perfuração, instalação, recuperação e manutenção dos poços e dessalinizadores. As comunidades e assentamentos que recebem o sistema de bombeamento de poços tubulares com adução e distribuição de água em geral são de difícil acesso e dispersos nas zonas rurais dos municípios.