O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

O dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. “É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.”, destacou a secretária de Educação, Marecilda Bezerra.

Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e a Secretaria Educação realizará na noite desta sexta-feira (22), a partir das 19 horas, no adro da Casa de Cultura Popular Poeta Antonio Antídio de Azevedo, a comemoração do Dia do Folclore Nacional em Jardim do Seridó com a participação de todas as instituições de ensino (escolas públicas e uma privada) e o Grupo dos Negros do Rosário.

Confira a ordem das apresentações:

1. DANÇA DO ESPONTÃO – NEI FRANCISCA DA GUIA;

2. POP HIT DE CANTIGAS – NEI CLENITA DANTAS;

3. DANÇA MEU PEZINHO – NEI MARGARIDA FRANCELINA;

4. POP HIT CANTIGAS – NEI CONCESSA CUNHA;

5. MARIA TÁ PENEIRANDO – ESCOLINHA AQUARELA DO SABER;

6. DANÇA PISA NA FULÔ – UNIDADE ESCOLAR MANOEL LIMA;

7. HOMENAGEM A DOMINGUINHOS – UNIDADE ESCOLAR MANOEL LIMA

8. DANÇA DA PENEIRA – UNIDADE ESCOLAR JOAQUIM PATRÍCIO;

9. DANÇA ESCRAVOS DE JÓ – UNIDADE ESCOLAR MIGUEL ARCANJO;

10. ARARUNA – UNIDADE ESCOLAR ANTÔNIO GALDINO;

11. DANÇA DO CÔCO – ESCOLA CALPÚRNIA CALDAS;

12. CORAL DA ESCOLA MARIA DE LOURDES;

13. XAXADO – ESCOLA MARIA DE LOURDES;

14. OLODUM – ESCOLA ZÉLIA COSTA;

15. GRUPO DE VIOLÃO NAS CORDAS DO SABER;

16. GRUPO DE NEGROS DO ROSÁRIO DA IRMANDADE DO ROSÁRIO.