A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó em parceria com várias entidades de qualificação profissional vem realizando diversos cursos com o objetivo de capacitar à população para diferentes setores da economia local. De acordo com dados da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), mais de 200 pessoas já foram qualificadas no ano de 2014 em dezenas de cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Na última sexta-feira, dia 29, aconteceu mais uma solenidade de entrega de certificados dos cursos que foram ofertados no município, por meio do PRONATEC/SENAR/SENAI no Auditório Mestre Galinho. Nesse segundo semestre, mais de 100 pessoas foram contempladas gratuitamente, nos cursos de: Ovinocultor, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, além de Pedreiro e Pintor de Parede.

As cargas horárias variaram de 160 a 200 horas para cada curso. Como incentivo do Governo Federal, os alunos ainda receberam uma assistência estudantil no valor total, entre 300 e 500 reais. Na oportunidade, ainda foram entregues 29 certificados do Curso de Operador de Computador, oferecido pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com o SENAI.

Atualmente estão em andamento em Jardim do Seridó mais quatro cursos oferecidos pelo PRONATEC, são eles: Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idosos e Balconista de Farmácia pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Já o curso de Operador de Máquinas de Costuras é oferecido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No primeiro semestre deste ano, outras 96 pessoas foram capacitadas, qualificadas e receberam os seus certificados pelo PRONATEC em Jardim do Seridó.

A solenidade de formatura contou com a presença do secretário municipal da SEMTHAS, Francisco Carlos; vereador, José da Noite; diretor do SENAI em Caicó, Francinaldo Santos; gerente do setor de cursos do SENAR em Natal, Maluh Brito; coordenadora municipal de Agricultura, Diana Moreira; interlocutora do PRONATEC no município, Marcilene Costa; professores e alunos.