Nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, Jardim do Seridó comemorou 156 Anos de Emancipação Política do Município. Desmembrado de Acari, em 1º de setembro de 1858, pela Lei nº 407, o povoado de Conceição passou a município com a denominação Vila do Jardim. Para celebrar a data a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo preparou uma programação especial.

As festividades tiveram início logo ao amanhecer do dia com uma alvorada com as Bandas de Música Euterpe Jardinense e a Banda Fanfarra 1º de Setembro animando e percorrendo as principais ruas da cidade até chegar à sede do Poder Executivo (Solar Padre Justino Pereira de Brito, sobrado onde funciona provisoriamente a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó). Em seguida, aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria com o hasteamento do Pavilhão Nacional.

Às 16h ocorreu o Desfile Cívico-militar, partindo do Posto Laís XIII, seguindo pela Avenida Dr. Fernandes e encerrando em frente à Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Estiveram presentes O Exército Brasileiro (1º Batalhão de Engenharia e Construção de Caicó), 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó, Corpo de Bombeiros de Caicó, Polícia Ambiental, 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar e 2ª Companhia de Polícia de Jardim do Seridó.

A programação foi finalizada às 19 horas com a realização de Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo Padre Emanuel Medeiros de Araújo, com a presença do Prefeito Padre Jocimar Dantas, Presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior, vereadores: José da Noite, José Justino e Ozires Neto; secretários municipais e a comunidade católica jardinense.