A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com as instituições de ensino do município (escolas públicas e privadas) e órgãos da administração pública, além das escolas convidadas realizou o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento reuniu milhares de pessoas em celebração aos 192 anos da Independência do Brasil. A concentração aconteceu ao lado do CEFE (Centro Educacional Felinto Elísio).

Este ano o desfile foi considerado o maior da história já acontecido em Jardim do Seridó, seja pelo grande número de pelotões ou pelo público presente nas calçadas por onde passou o desfile até ser disperso em frente à Praça da Saudade no Centro, mostrando assim, o respeito à Pátria. Durante o percurso as escolas e instituições exibiram faixas e cartazes. Ao todo, foram 22 pelotões que desfilaram pelas ruas da cidade.

As apresentações foram divididas por blocos e intercaladas por grupos destinados a instituições jardinenses. O Educandário Imaculada Conceição (EIC), abriu o desfile. Na sequencia prosseguiram os pelotões dos núcleos de educação infantil, escolas municipais, escolas estaduais, centro de ensino rural, centro municipal de reabilitação, Universidade Vale do Acaraú, PROERD, Ordem Demolay, Clube de Idosos São Judas Tadeu, Secretaria de Esportes, Secretaria de Assistência Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Juventude e Igreja Batista.

O palanque cívico foi armado no adro da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo, por onde passou o desfile e contou com a presença do Prefeito Padre Jocimar Dantas, Presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior, vereadores: José da Noite, José Justino, Geralda Medeiros; secretária municipal de Educação, professora Marecilda Bezerra, demais secretários e autoridades civis e militares. “A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a Emancipação Brasileira do Reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822”, narrou Padre Jocimar.