A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Saúde iniciou no Centro Clínico Dr. Maurino Silva, a aplicação da segunda dose da vacina conta o vírus HPV, em meninas de 11 a 13 anos. A vacina a papilomavírus humano – vacina HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia de Saúde Pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.

A vacina contra o HPV é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. No entanto, vale ressaltar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer, pois a vacina não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV.

Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis. Porém, ela tem 98,8% de eficácia, e protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), sendo dois deles, o 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. As evidências sugerem também que ela fornece proteção cruzada contra outros quatro subtipos: o 31, 33, 52 e 58.

A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), uma vez que deverá estar disponível nas ações de rotina das Unidades Básicas de Saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada. “A campanha visando à segunda dose está sendo aplicada seis meses após a primeira – ocorrida no mês de março deste ano – e a terceira deve ocorrer cinco anos após a primeira”, informou a secretaria Drª Talita Moura.