De autoria do vereador José da Noite (PR), aconteceu nesta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jardim do Seridó, audiência pública para discutir situação hídrica do reservatório Barragem das Traíras e seu potencial de abastecimento em relação ao volume existente. Como também, buscar soluções alternativas em relação a um possível colapso no abastecimento.

No entanto, a participação dos órgãos competentes não foi o esperado. Entre os convidados a CAERN e a SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) não apareceram. “Vários órgãos foram convidados e apenas três compareceram. Isso demonstra a falta de interesse das autoridades competentes convidadas”, criticou o vereador na abertura dos trabalhos.

Estiveram presentes, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio; diretor executivo da ADESE em Caicó, Joaquim Gaspar; secretários municipais: João Eudes (Gabinete) e Jarbas Silva (Obras e Serviços Urbanos); vereadores: Iron Júnior (PSD), Geralda Sampaio (PSD) e Ozires Neto (PTB). Além do presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador do CREAS, João Batista e Gilvan Cabral, respectivamente.

Na oportunidade, José Procópio comunicou aos presentes que as últimas informações obtidas pelo Comitê davam conta que a Barragem Passagem das Traíras se encontrava apenas com aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos e que atingiria o seu volume “morto” no mês de março de 2015. “Porém, somente a SEMARH ou a CAERN tem essa informação concreta, porque são esses dois órgãos que monitoram o volume da bacia Traíras”, declarou.