A Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, através de requerimento apresentado pelo vereador José da Noite (PR), voltou a discutir em audiência pública na noite desta quarta-feira (15), a situação hídrica do reservatório Barragem Passagem das Traíras e seu potencial de abastecimento em relação ao volume existente.

Além de José da Noite que presidiu os trabalhos, estiveram presentes, o promotor de Justiça da Comarca de Jardim do Seridó, Dr. Gláucio Garcia; representante da CAERN, Francisco Araújo; os vereadores: Iron Júnior (PSD), Geralda Sampaio (PSD) e Zeca Melo (PMDB); secretários municipais: Janildo Dantas (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca) e Jarbas Silva (Obras e Serviços Urbanos). Com também, representantes da sociedade civil e organizada.

Francisco Araújo informou aos presentes que no dia da audiência a Barragem Passagem das Traíras que tem capacidade para 49.702.394m³, encontrava-se com apenas 1.845.731m³, ou seja, apenas com 3,71% de sua capacidade total. “Em volume, a previsão de abastecimento vai até o próximo mês de dezembro”, disse. Francisco também falou que atualmente a CAERN funciona com o sistema de rodízio e que a qualidade da água é feita de acordo com análise periodicamente.

Ficou definido na audiência pública que fosse enviado um ofício ao Coronel Cirnando, solicitando prioridade na instalação do último poço dos 10 que foram perfurados pelo Exército Brasileiro no município de Jardim do Seridó, como também, a perfuração de mais 10 poços que foram alocados em razão da informação do atual volume hídrico que a Barragem Passagem das Traíras se encontra.

Também na audiência pública, os presentes decidiram que a CAERN informe qual o consumo mensal da adutora que sai da Barragem das Traíras e abastece a comunidade Barra da Espingarda no município de Caicó. Ainda foi solicitado o empenho das instituições religiosas (Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas) no sentido de conscientizar à população no uso racional da água. Ofício de igual teor será encaminhado a Secretaria Municipal de Educação para que as escolas realizem campanhas de conscientização junto à população a respeito do uso racional da água.