A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e com o apoio da Comissão Intersetorial da Saúde, Educação e Assistência Social realizou nesta quinta-feira, dia 30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jardim do Seridó, a II Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A conferência teve início pela manhã com a composição do dispositivo de autoridades, entre os presentes: o secretário da SEMTHAS, Francisco Carlos; articulador do Selo UNICEF, José Pereira e a presidente do CMDCA, Maria de Fátima. “Este é um dia muito importante para as políticas públicas do município”, destacou o secretário nas suas palavras de abertura. Em seguida, aconteceram apresentações culturais com adolescentes assistidos pelo CREAS e SCFV.

Na sequência, houve uma mesa redonda, composta por representantes de toda a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Logo depois, aconteceram os debates dos temas apresentados com a participação das crianças e adolescentes das escolas municipais e atendidas pela rede de proteção. “Tivemos uma metodologia interativa entre os profissionais e os participantes da conferência”, disse a presidente do CMDCA, Maria de Fátima. No intervalo foi servido um almoço para todos no Clube de Idosos São Judas Tadeu.

Na parte da tarde, ocorreu a formação de cinco grupos de trabalhos com os seguintes eixos: Direito à participação e à convivência familiar e comunitária; Medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional, e contra a redução da maior idade penal e o aumento do tempo de internação; Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador, e Direito à saúde e educação de qualidade.

Por fim, aconteceu a plenária final com a apresentação das propostas de cada grupo e a escolha dos delegados para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente que será realizada no mês de março de 2015. Foram eleitos por aclamação os seguintes participantes: Lorena Carla de Souza Lima, Jalmir de Medeiros Pereira, Jaédson Dantas do Nascimento e Reinaldo Luiz da Silva Júnior. Ficaram como suplentes: Mikaela Benigna Azevedo dos Santos e Elison Carlos Santos de Medeiros.