A Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó, através do Setor de Imunização divulgou nesta segunda-feira, dia 24, um balanço da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, iniciada no município no último dia 7/11 e que será encerrada na próxima nesta sexta-feira, dia 28 de novembro. Até o momento, não existe previsão de que a data seja prorrogada pelo Governo Federal.  

A responsável técnica pelo Setor de Imunização, Luciana Batista informou nesta manhã que das 538 crianças a serem atingidas contra a Poliomielite, 390 já foram imunizadas e das 480 crianças a serem vacinadas contra o Sarampo, 375 estão protegidas, correspondendo a uma cobertura vacinal de 72% e 78%, respectivamente. O Ministério da Saúde preconiza a imunização de 95% do público-alvo.

Sobre a campanha

A Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral e provocar ou não paralisia. A vacinação contra a Paralisia Infantil é indicada para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias).

Já o Sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Trata-se de uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. A imunização da VTV (vacina tríplice viral) deverá ser feita na faixa etária entre um ano e cinco anos incompletos. Além do sarampo, a VTV protege também contra a caxumba e a rubéola.