Os pais de crianças de Jardim do Seridó com idade entre seis meses e cinco anos incompletos tiveram mais uma oportunidade de imunizar seus filhos contra a poliomielite e o sarampo (VTV) neste sábado, 22 de novembro, quando a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia D de Vacinação. A imunização ocorreu das 8 da manhã até às 17 horas no Centro Clínico Dr. Maurino Silva (Centro) e na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Brandão (Baixa da Beleza). Ao final da vacinação foi realizada uma Tarde Alegre para todas as crianças.

A campanha de vacinação vai continuar no Centro Clínico Dr. Maurino Silva até a próxima sexta-feira (28) no horário das 6 da manhã até às 12 horas. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde pede aos pais ou responsáveis que levem a carteirinha de vacinação. O documento é importante porque está sendo promovida a multivacinação, ou seja, caso alguma outra dose tenha sido perdida, o calendário de vacinas será colocado em dia.

A vacina contra a pólio é indicada para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias). Já a imunização da VTV (vacina tríplice viral) deverá ser feita na faixa etária entre um ano e cinco anos incompletos. Além do sarampo, a VTV protege também contra a caxumba e a rubéola. Jardim do Seridó trabalha para alcançar 1.018 crianças vacinadas. Segundo o Ministério da Saúde, o município deve atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 95% do público-alvo.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, poliomielite, iniciada no dia 8 de novembro – em Jardim do Seridó começou logo no dia 7 – vai até o dia 28 de novembro, e não existe previsão de que a data seja prorrogada. Depois desta data, não será mais possível vacinar as crianças contra a pólio e o sarampo na rede pública de saúde. Nesta segunda-feira (23), a responsável técnica pelo Setor de Imunização, Luciana Batista anunciará um balanço da campanha até agora no município.