A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã da última terça-feira, dia 2 de dezembro, o II Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Escola Municipal Maria de Lourdes com o tema: Alfabetização matemática integrando saberes. À tarde na Escola Municipal Calpúrnia Caldas teve continuidade o curso de formação dos professores.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa resulta de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e tem como uma de suas principais ações, a Formação de Professores Alfabetizadores.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com as Secretarias de Educação (Estadual/Municipais), realizou em 2013 as formações, acompanhamento e avaliação e garantiu que tais objetivos fossem cumpridos na busca de uma educação de qualidade. No ano de 2014 a ênfase do curso é na Educação Matemática e também a continuidade das discussões iniciadas em 2013 com a cultura oral e escrita, com a formação do leitor e produtor de texto no processo de alfabetização e letramento.

Para tanto, foi proposto o Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, visando à apresentação e socialização das ações realizadas nas escolas municipais de Jardim do Seridó no ano de 2014, com os alfabetizadores sob a orientação, na perspectiva do diálogo e reflexão da formação continuada em serviço.