Preocupada com a estiagem que aflige o município, deste modo, comprometendo o armazenamento d’água do principal reservatório, a Barragem Passagem das Traíras, a Prefeitura de Jardim do Seridó vem se preparando para abastecer a cidade com a Operação Carro-pipa, assim como já acontece na Zona Rural, caso ocorra um colapso total no abastecimento pela falta de água.

Neste sentido, o Poder Executivo encaminhou recentemente, ofício ao 1º BEC de Caicó, solicitando uma audiência com o comandante, inclusive, recém-chegado ao Seridó, para obter informações sobre os trâmites legais para proceder com esta ação.  E nesta sexta-feira (13), os secretários municipais: João Eudes (Gabinete), Janildo Dantas (Agricultura) e Jarbas Silva (Obras) foram recebidos pelo Tenente-coronel, Márcio Carneiro Barbosa.

Na oportunidade, Barbosa transmitiu à comitiva que a Prefeitura Municipal terá que solicitar a Operação Carro-pipa ao Ministério da Integração Nacional, através de ofício, informando o número de habitantes, pontos a ser atendidos e a estimativa de carros-pipa d’água diariamente. “A competência do Exército é distribuir água potável para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem”, comunicou Barbosa.

Segundo o Chefe de gabinete, João Eudes, o comandante se mostrou sensível com a preocupação da comitiva jardinense e se comprometeu em fazer o que estiver ao seu alcance para que a população não venha a ser penalizada pela falta do líquido precioso. “Como o Prefeito Padre Jocimar já autorizou a dispensa de licitação para comprar diversas caixas d’agua e criar vários pontos de chafariz na cidade, agora após o Carnaval enviaremos esse ofício ao Ministério da Integração Nacional”, relatou Eudes.