Ocorrerá na próxima terça-feira, dia 10 de março, no Plenário da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, a partir das 9 horas da manhã, uma importante palestra com a presença do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot. Saber como serão as chuvas? De que modo elas ocorrerão? Quanto irá chover? Ter essas respostas com confiabilidade é ter uma possibilidade de planejar as atividades e maiores chances de êxitos.  

É com esse objetivo que conjuntamente, a coordenação do evento com os seus parceiros, convida toda a população jardinense para a palestra: “Condições de Chuvas para 2015 no Seridó Potiguar– Ano VII. O encontro está sendo organizado pelo vereador, José da Noite de Medeiros (PR). Na oportunidade, Gilmar mostrará um estudo baseado nas condições meteorológicas momentâneas que buscam antecipar, com alguma certeza, as condições de chuvas futuras em curto prazo e informações sobre previsão do tempo.

Na última década, o ano que mais choveu em Jardim do Seridó foi em 2004. Exatamente: 1.037,00 milímetros. A média pluviométrica jardinense ao logo dos últimos anos é de: 586,22 milímetros. O Açude Zangarelhas, um dos responsáveis pelo abastecimento da cidade “sangrou” pela última vez no dia 14/05/2009. Jardim do Seridó ainda conta com outros dois reservatórios: o Açude do Riacho do Meio e a Barragem Passagem das Traíras (principal). Eles transbordaram em 05/05/2011 e 23/04/2011, respectivamente.