A coordenadora municipal de Agricultura, Diana Moreira, também responsável pela coleta dos dados pluviométricos para ser encaminhados a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) informa que até a presente data já choveu na Zona Urbana de Jardim do Seridó, 179.8 milímetros em 2015.

Diana Moreira explica que esses dados são coletados no pluviômetro oficial da EMPARN, instalado na área onde está localizada a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca no centro da cidade. No entanto, ela disse ter conhecimento que em outras áreas do município, “as chuvas já foram mais generosas, principalmente, no setor do Sítio da Malhad’Areia e Riacho Verde”.

Segundo a coordenadora, a maior chuva até o momento em Jardim do Seridó, registrada pelo pluviômetro oficial da EMPARN ocorreu no dia 22 de março. A precipitação foi de 37 mm. Diana Moreira ainda esclarece que a leitura é feita diariamente às 7 horas da manhã e segue rigorosamente as orientações do Setor de Meteorologia da EMPARN.  

Por fim, ela avisa que a Barragem Passagem das Traíras, principal reservatório que abastece a cidade, ainda não obteve um aumento no volume d’água suficiente para assegurar o abastecimento de Jardim do Seridó, pelo menos até o meio do ano. Contudo, as últimas informações do meteorologista, Gilmar Bristot apontam que as chuvas devem continuar regulares no interior do Estado, especialmente nos municípios da região Central e Seridó.