Com um público alvo direcionado para alunos da Rede Municipal da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Educação iniciou nesta segunda-feira (13), o projeto Embarcando no Mundo da Leitura. Ontem aconteceu a comitiva da leitura, com divulgação em todos os bairros da cidade nos ônibus municipais, caracterizados e com a presença do alunado.

Nesta terça e quarta-feira (dias 14 e 15), a secretária municipal de Educação, professora Marecilda Bezerra informa que ocorre trabalhos internos nas escolas com apresentações culturais, contação de histórias, paródias e demais atividades voltadas para atividades de leitura. “O objetivo geral é formar cidadãos leitores capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, ampliando sua visão de mundo e inserindo-os na cultura letrada”, destacou Marecilda.

É através da leitura que a criança tem acesso aos significados da cultura em que vive, estabelece relações entre as informações e constrói sentido para si e para o mundo. Os alunos precisam sentir de verdade que a leitura é um elemento essencial para a vida. Neste caso, professores e alunos precisam estar juntos nesse processo que envolvem redescobertas e inúmeras possibilidades.

A importância da leitura é essencial no processo de ensino aprendizagem dos educandos nos anos iniciais, pois é onde as crianças adquirem o primeiro contato com a leitura, é um ato que cada um desenvolve no cotidiano, tendo em vista que existem ainda algumas concepções falando que ler é simplesmente codificar letras em sons.

Sendo assim, o trabalho com a leitura não deve ser centrado na codificação, é primordial que o hábito da leitura avance, instigando e provocando o aluno a partir do conhecimento prévio que os mesmos possuem. “Um bom processo de formação de leitores é aquele em que a criança já é estimulada desde pequena a ouvir e a ler as palavras”, concluiu Marecilda.