Duas escolas no município de Jardim do Seridó foram escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) e serão contempladas com o Programa Cisterna nas Escolas, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a organização Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). No Seridó, o programa conta com o apoio do SEAPAC. O projeto do Governo Federal, orçado em R$ 69 milhões, prevê a construção de 5 mil cisternas em 254 municípios do Semiárido até 2016.

Nesta quinta-feira, dia 16, aconteceu no Centro Pastoral Dom Vagner em Caicó, o lançamento do projeto que terá três etapas: Mobilização, Seleção e Cadastramentos das Escolas; Capacitação e Construção de Cisternas. Entre os presentes, o articulador estadual do SEAPAC, José Procópio e o Prefeito de Caicó, Roberto Germano. De Jardim do Seridó participaram do Encontro de Mobilização Territorial, as professoras: Marinalva Sabino e Jeiza Carla; a gestora, Fátima Costa e a coordenadora de Educação, Josivania Medeiros.

As cisternas serão construídas na Unidade Escolar Antônio Galdino da Costa de Azevedo e na Creche Municipal Infantil Margarida Francelina de Jesus, ambas situadas no Povoado Currais Novos. A cisterna escolar é construída com placas de cimento e tem capacidade de armazenar água por até oito meses. O sistema permite a captação e armazenagem de água da chuva. Como também, o reabastecimento de água com carros pipa. Cada cisterna terá capacidade para receber 52 mil litros.