O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza aconteceu neste sábado (9) em Jardim do Seridó. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou todos os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde e mais o Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva que ficaram com as suas portas abertas das 8h até às 17 horas para cumprir o cronograma de funcionamento.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Juliana Sampaio comunica que a meta da campanha é imunizar 80% do público-alvo, formado por 3.380 pessoas no município e que todas as unidades de saúde de Jardim do Seridó estão preparadas e abastecidas para a continuação da campanha de vacinação que seguirá até o dia 22 de maio. “A vacina contra a gripe pode evitar 45% das internações e 75% das mortes por complicações da doença”, informou.

A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do medicamento. Em 2015, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde contém três cepas (tipos) de vírus em combinação: um vírus simular ao Influenza A/California, um similar ao Influenza A/Switzerland e um similar ao Influenza B/Phuket. As vacinas disponíveis na rede pública estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A população a quem a campanha se destina é de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, população indígena, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.