O Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, executado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó esteve realizando nesta quinta-feira, dia 7, no Centro Clínico Dr. Maurino Silva (Centro de Saúde), mais um mutirão de consultas de glaucoma. O projeto atende as pessoas gratuitamente, inclusive, com a distribuição de colírios.

Para garantir a participação da população jardinense nesse programa, a Prefeitura Municipal, disponibiliza o Centro Clínico Dr. Maurino Silva, como local de atendimento. A consulta e o exame de campimetria (caso seja necessário) são gratuitos. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, através de clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Jardim do Seridó, muitas pessoas descobriram que têm glaucoma, através da consulta com a equipe do Instituto de Oftalmologia de Rio Grande do Norte, comanda pelo oftalmologista, Dawson Campos de Lima. O glaucoma é uma doença transmitida geneticamente, que compromete os nervos dos olhos e pode levar à cegueira. A patologia é, em alguns casos, assintomática. Por isso, muita gente é portadora e não sabe.

Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém, outras causas podem determinar a doença como: raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucoma na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta. Por isso é indicado que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular.