A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização divulgou a primeira parcial da campanha de vacinação contra a influenza. Jardim do Seridó atingiu até o momento 18% de cobertura vacinal contra a gripe. “Na próxima segunda-feira emitiremos a segunda parcial”, informou a responsável técnica pelo Setor de Imunização, Luciana Batista. Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.

A Campanha de Vacinação contra a gripe 2015 começou no dia 4 de maio, em todo o país, e seguirá até 22 de maio. Em Jardim do Seridó, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, formado por 3.380 pessoas. O grupo com maior percentual de cobertura vacinal até o momento é o das crianças com 61%, seguido das gestantes com 29% e dos profissionais de saúde com 24%.

Devem se vacinar os idosos (a partir dos 60 anos), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.