A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) aderirá à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

As ações contarão com a parceria da rede socioassistencial, órgãos e instituições protetoras dos direitos das crianças e adolescentes. Entre os participantes, estão: CREAS, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais: Assistência Social, Educação e Saúde; Agentes Comunitários de Saúde, NASF, Ministério Público, Poder Legislativo, Igrejas, Polícia Militar, 3ª DPRE, Polícia Rodoviária Federal, Pastoral da Criança, Escolas Municipais, Estaduais e a Escola Imaculada Conceição (EIC).

Nesta segunda-feira (18), Dia Nacional da Campanha acontecerá à abertura da Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Jardim do Seridó que se estenderá até o dia 23 de maio. A ação busca conscientizar e estimular a participação da sociedade quanto a denunciar todo tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente, através do disque 100.

As denúncias também poderão ser feitas pelos telefones: 3472-3181 (CREAS), 9691-3208 (Conselho Tutelar) ou 9699-8838 (Polícia Militar). “A denúncia é segura e a pessoa não precisa se identificar”, explica o coordenador do CREAS, Gilvan Cabral.

18 de maio

A data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Em 2000, foi aprovado no Congresso Nacional – o projeto de lei que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

Confira programação da semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:

18 de maio

Evento: Comando Educativo

Local: Escolas, BR e Avenidas de nossa cidade.

Horário: das 8hs às 10 horas

Realização: Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, 3ª DPRE, Conselho Tutelar e Guarda Municipal, CREAS, CRAS, CMDCA, EJC, SCFV e Pastoral da Criança.

19 de maio

Evento: Mesa Redonda com o tema: Política de combate aos Prontos Vulneráveis de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Palestrantes: Ministério Público, PRF, Polícia Militar, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS

Local: Auditório Mestre Galinho

20 de maio

Evento: Orientações e Confecções de Cartazes nas Escolas do Município.

Local: Escolas Municipais e Estaduais

Horário: a partir das 8 horas

Realização: Escolas Municipais e profissionais da Secretaria de Assistência Social.

21 de maio

Evento: Visitas domiciliares com panfletagem

Local: Residências do nosso município

Horário: das 8hs às 10 horas

Realização: Alunos das escolas, Agentes Comunitários de Saúde, Pastoral da Criança e Conselho Tutelar

22 de maio

Evento: Caminhada nos Bairros da Cidade com apresentação de cartazes e panfletagem com informações sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Local: Início no Terminal Rodoviário do município e conclusão na Praça Dr. José Augusto

Realização: Todos os envolvidos na campanha.

23 de maio

Evento: Visita com panfletagem

Local: Feira Livre

Horário: 8horas

Realização: Todos os envolvidos na campanha.