Começou na tarde desta terça-feira (2), em Jardim do Seridó, a operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê), devido os índices nos casos de dengue. O veículo enviado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN ficará em operação até o próximo dia 21 de junho. A manutenção ficará por conta da Prefeitura Municipal que recentemente solicitou a IV URSAP na cidade de Caicó, a presença do carro fumacê.

O tratamento espacial começou pelos bairros: COHAB, Alto do Abrigo, Bandeira Branca e Novo Horizonte. Nesta quarta-feira (3), o veículo já circulou pela manhã no Bairro São João e Centro. Agora no turno vespertino teve continuidade no Centro. O carro fumacê circulará sempre a partir das 4 horas da manhã até às 7h30 e na parte da tarde tem início às 16h até às 19h30, durante o “horário do voo dos mosquitos”.

A princípio, está programada a realização de quatro ciclos nos turnos vespertino e matutino. No entanto, ao término do terceiro ciclo se não houver mais a transmissão da dengue, a operação será concluída. O trabalho será desenvolvido em todos os bairros da cidade com o objetivo de cortar a transmissão, matando o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

O coordenador municipal de Endemias, Francisco Nascimento faz um alerta à população. “Recomendamos as pessoas abrir as suas portas e janelas quando o carro passar liberando a fumaça inseticida, facilitando assim o trabalho de combate”, explicou. A coordenação lembra ainda que a fumaça utilizada para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo a saúde da população, pois é recomendada pelo Ministério da Saúde.