A Defesa Civil do Município de Jardim do Seridó esteve presente nesta quarta-feira (20) na Barragem Passagem das Traíras, para verificar “in loco” as denúncias de rachaduras e vazamento d’água na parede daquele reservatório. Depois da visita na parte de montante e jusante, foi comprovada a possível existência de rachaduras na parede e vazamento d’água na parte inferior do sangradouro da barragem.

Estiveram no local, o secretário municipal de Obras e coordenador da Defesa Civil, Jarbas Nascimento; vereador e membro, Iron Júnior e o guarda sanitário e membro, Josenaldo Oliveira. “A barragem está praticamente seca, mesmo assim, observamos que vaza uma quantidade significativa d’água. Portanto, ela cheia a situação ficaria muito mais grave”, observou o coordenador.

Na oportunidade, os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil do Município (COMDEC), registraram uma Ata. A visita foi documentada com fotografias e vídeos da barragem e um documento será encaminhado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), órgão responsável pela Barragem Passagem das Traíras, para que a mesma tome as devidas providências com relação aos problemas encontrados.

Os membros também elaboraram um relatório sobre a inspeção realizada pelo COMDEC, onde se constatou possíveis infiltrações, devido à pressão provocada pelas forças das águas, ou intempéries da natureza nas instalações físicas da Barragem Passagem das Traíras. As informações contidas no presente relatório foram verificadas no próprio local, por ocasião, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). O relatório foi entregue ao Poder Executivo para ser publicado um Decreto de situação de emergência.