A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e dos serviços socioassistenciais: CREAS, CRAS e SCFV realizou de 13 a 18 de julho, a Semana do Combate ao Trabalho Infantil. A abertura da programação aconteceu com uma Sessão Cinema no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O encerramento foi neste sábado (18) com a entrega de panfletos e adesivagem na feira-livre do município. Durante a programação houve corrida de rua, entrega de adesivos nos domicílios, palestras, atividades esportivas e culturais, brincadeiras e aulas de Zumba. “Obtivemos resultados significativos. Somos gratos a toda equipe engajada na programação”, declarou a orientadora Social do SFCV, Lindineide Gonçalves.

Um dos pontos alto foram as palestras. Uma sobre o Combate ao Trabalho Infantil ministrada pelo assistente social, Gilvan Cabral e a fisioterapeuta, Mariana Germano com as crianças, adolescentes e mães atendidos pelo SCFV.  Já a outra foi a respeito dos 25 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ministrada pela presidente do CMDCA, Maria de Fátima e as conselheiras tutelares: Lucila e Ana.

No Brasil, o trabalho infantil é proibido por lei.

Além da perda de direitos básicos, como educação, lazer e esportes, as crianças e adolescentes que trabalham costumam apresentar sérios problemas de saúde, como fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas respiratórios. No caso de trabalhos que exigem esforço físico extremo, como carregar objetos pesados ou adotar posições antiergonômicas, podem prejudicar o seu crescimento, ocasionar lesões na coluna e produzir deformidades.