Uma comitiva jardinense, composta pelas secretárias municipais: Dra. Talita Moura (Saúde) e Joseane Azevedo (Administração), os vereadores: José da Noite e Iron Júnior e o diretor da Rádio Cabugi do Seridó, Dr. Rodrigo Fernandes esteve reunida nesta quinta-feira (30) na cidade de Caicó com a coordenadora geral do SAMU/RN, Dra. Cecília Picinin. Na pauta, a reivindicação de uma base descentralizada em Jardim do Seridó.

A coordenadora explicou que para montar uma base é preciso ter o mínimo de condições necessárias, como por exemplo, ter a disposição uma ambulância padronizada. Entretanto, Dra. Cecília Picinin informou que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde deixou de enviar essas ambulâncias ao RN, prejudicando a expansão das bases descentralizadas para os municípios com mais de 10 mil habitantes.

Dra. Cecília Picinin ainda citou que o Rio Grande do Norte precisa urgentemente renovar a sua frota e como a promessa do Governo Federal de enviar novas ambulâncias é somente para 2016, o Estado, a princípio realizará processo de licitação para alugar 10 ambulâncias. Em média cada ambulância para ser adquirida custa R$ 150 mil reais e depois ainda são acrescentados os valores dos equipamentos.

Apesar de Jardim do Seridó apresentar todos os pontos favoráveis, como infraestrutura e localização, a coordenadora do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) disse que infelizmente para o momento não era viável a instalação de uma base, a menos que o município arcasse com os custos mensais, algo superior a R$ 30 mil reais e mais a aquisição de uma ambulância, o que foi considerado fora da realidade pela Dra. Talita Moura, dada as dificuldades financeiras que o município enfrenta.

Todavia, a coordenadora geral do SAMU/RN disse que para 2016 existe a expectativa que as ambulâncias do Governo Federal possam ser enviadas novamente ao Rio Grande do Norte. Neste caso, os municípios com mais de 10 mil habitantes seriam contemplados, uma vez que o SAMU/RN conta com uma ótima estrutura para capacitação dos profissionais.

Em tempo: Jardim do Seridó já é pactuado com Caicó, onde disponibiliza um motorista e quando necessita da ambulância do SAMU sempre tem sido atendido em todas as ocasiões.