A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação, com representantes da SEAPAC, membros do Conselho e membros das comunidades escolares realizou Encontros de Comunidades Locais nas unidades escolares: Miguel Arcanjo (Brabo) e Antônio Galdino (Povoado C. Novos). Como também, no Centro Municipal de Educação Infantil Margarida Francelina (Povoado C. Novos) com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, sobre o programa Cisternas nas Escolas.

Com o objetivo de discutir e compreender uma série de atividades numa perspectiva de Educação Contextualizada, que visa proporcionar o acesso à água de qualidade para o consumo das comunidades escolares, na região semiárida, professores, pais e merendeiras jardinenses também participaram recentemente de uma oficina ocorrida na comunidade Gargalheiras em Acari.

Serão 5 mil cisternas construídas em escolas públicas do meio rural em todo semiárido, através da implementação da tecnologia social Cisternas nas Escolas com capacitada de 52 mil litros para cada uma delas. A previsão para começar a construção das cisternas na região Seridó será no próximo mês de setembro. Jardim do Seridó foi contemplado com 100% do projeto elaborado e receberá três cisternas.

O projeto visa zelar pelo processo mobilização social e formação política por meio de um processo participativo, onde sejam envolvidas comunidade escolar, comunidades locais, Comissões Municipais e Poder Público, nas devidas etapas do projeto definindo-se papeis e estabelecendo responsabilidades entre estes entes sociais. Os recursos para a execução do projeto é do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.