Aconteceu nesta quarta-feira (5) com grande êxito no Auditório Mestre Galinho, a V Conferência Municipal de Assistência Social, uma realização do CMAS de Jardim do Seridó e SEMTHAS, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. A Conferência teve como tema central: Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026 e Lema: Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.

A abertura oficial aconteceu com a formação da mesa. Em seguida, os convidados e todos os presentes na plateia ficaram de pé para ouvir o Hino do Município de Jardim do Seridó, interpretado pela cantora Francielma Silva que foi acompanhada pelo músico Bartolomeu Sales. Depois, os integrantes da mesa deixaram as suas saudações. Após as falas houve apresentação cultural com o Coral de Idosos São Judas Tadeu, usuários do SCFV.

O evento continuou com a Leitura do Regimento Interno da V Conferência Municipal de Assistência Social, feita pela secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do PRONATEC, Marcilene Costa. A palestra Magna com o tema: Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026 foi proferida por Sandra Rosário. Francisco Carlos exibiu as ações desenvolvidas pela SEMTHAS no período de 2013 a 2015. Um almoço foi servido para todos os participantes na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

À tarde, os trabalhos retornaram com uma apresentação cultural com o Grupo de Violão Canto do Sertão, usuários do SCFV. Na sequência, a plateia foi dividida em cinco grupos, obedecendo aos eixos temáticos da Conferência. Os relatores dos grupos apresentaram as suas propostas na plenária final. Por fim, os participantes escolheram os delegados municipais para participar da X Conferência Estadual de Assistência Social. Foram eleitos: Gidinei de Souza (Sociedade Civil) e Sandra Rosário Pereira (Governo). Ficaram suplentes: Eduarda Costa Melo e Francisco Carlos de Oliveira.

Estavam presentes, a presidente da Conferência e do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Rosário; secretário municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social e coordenador geral da Conferência, Francisco Carlos; assistente social e trabalhadora do SUAS, Monique Larissa e a usuária do Sistema Único da Assistência Social, Maria da Conceição. Representando o Poder Executivo, os secretários municipais: José Pereira (Cultura) e Joseane Silva (Administração). O Poder Legislativo, o vereador José da Noite.