A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (15), o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Poliomielite. Das 8h da manhã até às 17 horas, todos os profissionais de saúde estiveram empenhados no Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva e no prédio da Estratégia Saúde da Família (ESF I), situado no Bairro Baixa da Beleza.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó, também realizou uma Tarde Alegre, voltada para todas as crianças vacinadas. Elas receberam pipocas, algodões doces, picolés e brincaram bastante no pula-pula, montando em frente à referida secretaria, especialmente, para proporcionar lazer e diversão aos pequenos.

No primeiro dia da campanha foram vacinadas 266 crianças, o que representa 50,7% do público alvo. Em Jardim do Seridó a meta é imunizar 499 crianças, o equivalente a 95%, como preconiza o Ministério da Saúde. No entanto, a estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde é vacinar até o próximo dia 31 de agosto, as 525 crianças no município, ou seja, imunizar 100% e ultrapassar a meta estabelecida pelo Governo Federal.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais foram orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o ministério.