A empresa INCIBRA – Inovação Civil Brasileira – Projetos e Serviços Técnicos Ltda apresentou nesta quarta-feira (19), durante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, o Diagnóstico Técnico/Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó, conforme a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais e a Política de Saneamento Básico. Antes, porém, aconteceu uma reunião com o Comitê de Coordenação, responsável pela fiscalização, no qual, aprovou o diagnóstico.

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas agradeceu a presença dos técnicos da FUNASA, COPIRN, INCIBRA, as autoridades e o público presente ao evento. O Chefe do Executivo, ainda aproveitou a oportunidade para cobrar um maior envolvimento das pessoas ligadas à saúde e educação jardinense. “A aprovação deste Plano trará benefícios imprescindíveis para o nosso município, por isso, deve haver uma maior participação popular”, declarou.

A empresa INCIBRA foi a ganhadora da licitação feita pelo COPIRN (Consórcio Público Intermunicipal do RN), sendo assim, é a responsável pela elaboração do plano que envolve nove municípios das regiões: Central e Seridó; entre eles, Jardim do Seridó. Inclusive, enquanto muitos municípios do RN estão arcando com recursos próprios para realizar esse Plano, Jardim do Seridó foi agraciado com recursos do Governo Federal, através da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

O Plano contemplará um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana para os próximos 20 anos, cujo objetivo é melhorar a vida da população. A próxima etapa será Prospectiva e Plano Estratégico. Anteriormente já ocorreu a Formação de Grupos de Trabalho e Plano de Mobilização Social.