Este sábado (22) é marcado por várias comemorações em todo território nacional. O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim, o Dia do Folclore Nacional. Para celebrar esta data, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e da Secretaria de Educação realizou durante toda semana diversas manifestações folclóricas.

Foram valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas populares nas unidades de estabelecimentos de ensino do município. Os estudantes fizeram pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. Momento de contar e ouvir as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, Sítio do Picapau Amarelo, entre outros. O objetivo foi passar a diante a nossa riqueza cultural.

Na quinta-feira (20), a Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e também da Secretaria Municipal de Educação promoveu Amostra Folclórica no adro da Casa de Cultura. Foi um evento voltado para a valorização das manifestações artísticas e culturais, envolvendo todas as escolas de Jardim do Seridó (municipais, estaduais e privadas). Uma grande multidão marcou presença no local.

As apresentações foram de caráter amador cultural e teve como finalidade incentivar crianças, adolescentes e jovens estudantes, além de estimular os artistas locais. A Amostra Folclórica faz parte do calendário cultural da cidade, sem perder o foco pedagógico. As atividades e manifestações foram uma forma de homenagear a cultura popular brasileira e o Dia Nacional do Folclore (22 de agosto).