Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 1º de setembro, Desfile Cívico de Emancipação Política, para celebrar os 157 anos de Jardim do Seridó. Os militares partiram do Centro de Reabilitação, enquanto, as instituições municipais saiu em frente à Escola Municipal Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. As apresentações foram divididas por blocos e intercaladas. Durante o percurso, as escolas e instituições exibiram faixas e cartazes.

A Guarda Municipal com o Pavilhão das Bandeiras abriu o desfile. Na sequência prosseguiram os pelotões das instituições de ensino (escolas municipais, estaduais e privadas), secretarias municipais: Saúde, Assistência Social, Agricultura, Cultura e Administração; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER/RN, Irmandade dos Negros do Rosário, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Jovens), Maçonaria (Demolays), Exército Brasileiro, Polícia Estadual de Trânsito, Bombeiros Mirins (Caicó) e o PROERD jardinense.

O palanque cívico foi armado no adro da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó (Solar Padre Justino Pereira de Brito), por onde passou o Desfile Cívico de Emancipação Política e contou com a presença do Prefeito Padre Jocimar Dantas, Presidente da Câmara Municipal, Iron Júnior; secretária municipal de Educação, professora Marecilda Bezerra; comandante da 2ª CPM/6º BPM, capitão Denilson Medeiros; vereadores, secretários municipais e demais autoridades civis e militares.

O desfile foi considerado um sucesso, seja pelo grande número de pelotões ou pela multidão presente nas calçadas, prestigiando por onde passou até ser disperso, após a sede do Poder Executivo no Centro. As bandas: Euterpe Jardinense, Marcial do CEFE, Fanfarra 1º de Setembro, Exército Brasileiro e Bombeiros Mirins abrilhantaram ainda mais o evento cívico em Jardim do Seridó.

No início da manhã já havia acontecido alvorada com a Banda de Música Euterpe Jardinense e solenidade de abertura da Semana da Pátria com o hasteamento do Pavilhão Nacional. As comemorações pelo aniversário de Jardim do Seridó foram concluídas às 19 horas com a realização de Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo Padre Emanuel Medeiros de Araújo, pelos 157 anos de Emancipação Política do Município.