A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na semana que passou a entrega de certificados aos professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º Anos e coordenadores do Fundamental Menor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), período 2013/2014.

O evento aconteceu na Escola Estadual Antônio de Azevedo e contou com a presença da secretaria de Educação, Marecilda Bezerra; orientadora de estudos, Rosa Maria; coordenadora local, Anneliese Brito e da coordenadora do Centro Municipal de Ensino Rural, Fátima Costa. Na ocasião ainda ocorreu à aula inaugural de 2015.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa resulta de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e tem como uma de suas principais ações, a Formação de Professores Alfabetizadores.

Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.