Uma comitiva de vereadores e secretários municipais de Jardim do Seridó visitou na manhã desta quarta-feira (30), as obras da adutora que está sendo concluída na Comunidade do Catururé para abastecer a cidade de Jardim do Seridó, quando os reservatórios, Barragem Passagem das Traíras e Açude Zangarelhas entrar em colapso total. A previsão da CAERN é que isso ocorra até meados do próximo mês de outubro.

Inicialmente, as autoridades visitaram a subestação que foi totalmente restaurada para receber os novos equipamentos de distribuição e depois estiveram nos locais, onde foram perfurados os seis poços artesianos no aluvião do leito do Rio Seridó, por uma empresa terceirizada, contratada pela CAERN. Na ocasião, os parlamentares e secretários identificaram que dois poços já foram instalados e receberam a confirmação de técnicos da CAERN que os outros dois ficariam prontos ainda hoje.

Ainda em contato com os profissionais da companhia, as autoridades receberam a garantia que os primeiros testes de vazão serão realizados até o fim de semana, como também, será observado se não haverá nenhum tipo de vazamento nos canos que trarão o líquido precioso até chegar à caixa d’água da CAERN na cidade de Jardim do Seridó. Isso porque, a última vez que os canos foram utilizados para abastecer a Zona Urbana foi em 1993. Uma bomba de 15CV será a responsável pela distribuição.

De acordo com os técnicos da CAERN, a previsão inicial são que os poços perfurados conseguirão abastecer os mais de 12 mil habitantes pelo período de 180 dias (seis meses), mas de forma racionada. Sobre a quantidade de teor de ferro encontrado na água, a empresa enviará uma amostra para ser analisada e assim saber se água será colocada na tubulação ou não. A princípio, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó será a responsável por levar a água até os chafarizes, espalhados em diversos pontos da cidade.

Estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Iron Júnior, os vereadores: José da Noite, Ozires Neto, Zeca Melo e Geralda Medeiros. Secretários municipais: João Eudes (Gabinete do Prefeito) e Jarbas Silva (Obras e Serviços Urbanos). Além do jovem Francicleo que representou o diretor da Escola Estadual Antônio de Azevedo, Mário Fernandes. “Isso é uma prova que quando o interesse coletivo está acima dos políticos às ações acontecem. Essa é uma conquista de todos”, destacou João Eudes.