Teve início às 8h da manhã e prosseguirá até às 17 horas, deste domingo, dia 4, no Centro Educacional Felinto Elísio (CEFE), a Eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Jardim do Seridó. O referido processo tem a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Comissão Especial Eleitoral e fiscalizado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. A apuração ocorrerá no Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia, logo após o término da votação. 

A votação é facultativa e cada cidadão poderá escolher até cinco candidatos, por meio de voto direto e secreto, para o quadriênio 2016/2019. Para exercer sua cidadania, o eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor. Podem escolher os membros do Conselho Tutelar as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município de Jardim do Seridó.

Pela primeira vez, a eleição de todos os Conselheiros Tutelares do país ocorre em uma data única. Segundo a Lei Federal nº 12.696/12, que determinou as Eleições Unificadas, os conselheiros terão um mandato de quatro anos e acesso a direitos sociais, como: licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, férias com acréscimo de um terço no salário e gratificação natalina.