A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através das secretarias de: Saúde e Educação realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5, no Plenário João Paulo II do Centro Pastoral Sagrado Coração de Jesus, Curso Municipal de Qualificação Multiprofissional, voltado para o Programa Saúde na Escola, direcionado para gestores, profissionais, funcionários, coordenadores e demais envolvidos na Política Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social.

A primeira formação teve como tema: Violência. A assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Rosário foi a palestrante. A enfermeira, Elda Rinaldi abordou o tema: “Direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das DST/AIDS”. Já a psicóloga do NASF, Simone Azevedo ministrou palestra sobre o Desenvolvimento Infantil. Por fim, a nutricionista do NASF, Mariza Batista levantou a questão Vigilância Alimentar e a Alimentação Saudável.

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola. Assim, faz-se necessário apresentar a todos os profissionais que atuam nas áreas referenciadas para que o Programa possa realizar os objetivos em Jardim do Seridó. “A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de doenças”, disse a coordenadora das unidades básicas de saúde, Juliana Sabino.