A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Saúde convida a população jardinense para participar a partir desta terça-feira, dia 20, da programação da Semana do Outubro Rosa que terá início com uma caminhada, às 7h30 em frente ao prédio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) na Avenida Dr. Fernandes, 479, Centro, próximo a Escola Municipal Calpúrnia Caldas.

O encerramento do evento acontecerá no Esplanada Clube com a realização de uma palestra com a presença da ginecologista e obstetra, Dra. Elvira Maísa Barbalho, entre outras atividades. Durante toda semana ocorrerão ações das equipes da Estratégia Saúde da Família, sobre o câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher em Jardim do Seridó.

Sintomas

Entre os sintomas deste tipo de câncer estão às alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.