A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria de Saúde deu início nesta terça-feira (20), as atividades educativas contra o câncer de mama que se estenderá durante a semana dentro da programação em alusão ao Outubro Rosa, realizado em todo o país, e que estimula ações de prevenção contra esta doença. Uma caminhada pelas ruas da cidade com os profissionais de saúde e a população abriu o evento.

Após a caminhada aconteceu uma importantíssima palestra no Esplanada Clube destinada, principalmente, para as mulheres com a presença da ginecologista e obstetra, Dra. Elvira Maísa Barbalho Azevedo que iniciou a sua fala dizendo que estava se sentido em casa, devido a forma como foi acolhida pelos jardinenses e pelo fato de haver muitas de suas pacientes presentes no local.

Dra. Elvira baseou sua explanação para a importância do diagnóstico precoce, onde a cura do câncer de mama pode chegar a alguns casos, a 95% de chance. E segundo informou a médica, à maneira mais simples de prevenção é a realização do autoexame das mamas e qualquer dúvida as mulheres devem procurar um profissional numa unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Na oportunidade, ela também enfatizou que a mamografia (radiografia da mama) é um dos mais importantes exames na prevenção do câncer de mama, já que permite a detecção precoce da doença e mostra lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros), isso porque o câncer de mama ainda é o que mais mata no mundo. No entanto, com um simples gesto isso pode ser evitado.

Por fim, Dra. Elvira Azevedo deu um próprio testemunho de vida. A médica relatou que há dois anos enfrentou esse problema, não abaixou a cabeça e hoje está curada. “Na minha história têm um dedo Deus. Porque eu estava amamentando quando suspeitei que pudesse está com a doença, isso porque três pacientes minhas foram diagnosticadas, enquanto estavam amamentando e foi aí que eu falei: isso é Deus que está conversando comigo”, concluiu.