Visando a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2013/2016, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social iniciou a Campanha Fora da Escola não Pode!

A programação teve início nesta terça-feira (20) na Escola Municipal Professora Zélia Costa da Cunha, situada no Bairro Bela Vista, onde foi proferida uma palestra com os adolescentes que representam o Selo UNICEF no município: Thuany Cristine, Wilkerson e Samara. Ainda estava presente, a presidente do CMDCA, Maria de Fátima da Silva e a representante da SEMTHAS, Marcilene costa.

A campanha prosseguirá essa semana nas seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Professora Calpúrnia Caldas de Amorim e Escola Municipal Professora Maria de Lourdes. Trata-se de um alerta para que seja garantido a todas as crianças e adolescentes o direito de aprender.

Em razão da complexidade das barreiras socioculturais enfrentadas por meninas e meninos, são necessárias ações conjuntas dos diferentes níveis e instâncias governamentais, com participação de variados atores, como determinam a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A CAMPANHA

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) deram início à Iniciativa Global Out of School Children (OOSC) – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Além do relatório Todas as Crianças na Escola em 2015, a iniciativa inclui a mobilização Fora da Escola Não Pode!