Com o tema: Meu Município Participa! A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através das secretarias municipais: Trabalho, Habitação e Assistência social (SEMTHAS); Saúde e Educação realiza a 3ª Semana do Bebê desse município. A intenção é atingir todos os públicos, independente de classe social e nível cultural. A programação teve início nesta terça-feira (3) e prosseguirá até a próxima sexta-feira (6).

A abertura aconteceu no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com a realização de oficinas de Shantala e Introdução Alimentar (papinhas doce e salgada), destinadas a mães de crianças de 0 a 1 ano, tendo como responsáveis, as profissionais Mariana Germano (Fisioterapeuta) e Mariza Azevedo (Nutricionista).

Shantala é uma técnica de massagem milenar indiana e ajuda o bebê a relaxar, evita cólicas, insônia, melhora a digestão, a circulação e, acima de tudo, estreita o vinculo de afeto entre mãe e filho. Já sobre as papinhas, passado o período do aleitamento materno exclusivo é hora de oferecer essas deliciosas receitas que vão ajudar no desenvolvimento dos pequenos. Neste caso, o ideal é amassar com o garfo e servir os alimentos separadamente.

Nesta quarta-feira (4) no SCFV ocorreu o treinamento Educação em Saúde (Saúde Bucal dos Bebês) para os Agentes Comunitários de Saúde com a dentista Ariane Bezerra. A profissional informou que cavidade oral do bebê merece atenção e cuidados desde os primeiros dias de vida, da mesma maneira que as vacinas são indispensáveis nesta fase, prevenindo as infecções mais comuns nos primeiros meses de vida.

Na parte da tarde, ainda houve Teste do Olhinho na sede do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) com o médico pediatra, Dr. Emerson Medeiros. O Teste do Reflexo Vermelho permite avaliar a presença de algumas doenças oculares. Esse teste previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. “Qualquer alteração, o bebê é encaminhado ao oftalmologista”, disse Dr. Emerson.

O objetivo é mobilizar toda a sociedade para fomentar os cuidados com a 1ª infância, a relação afetiva entre seus cuidadores, a saúde integral das crianças nesta faixa etária, fortalecer o vínculo familiar, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação, que divulguem a importância da 1ª infância por um desenvolvimento sadio da humanidade.