A Prefeitura de Jardim do Seridó, através do Setor de Endemias, órgão veiculado a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a distribuição de piabas a população jardinense para auxiliar a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Os interessados devem procurar o prédio de endemias que fica localizado na Rua Padre Justino, nº 4, no centro da cidade, próximo a Escola Estadual Antônio de Azevedo pela manhã e à tarde, exceto as sextas-feiras que funciona até às 13 horas.

Segundo informações do coordenador do Setor de Endemias, Francisco Nascimento (Galego da Dengue), o resultado do trabalho realizado com as piabas tem surtido um efeito mais do que o esperado no combate as larvas do mosquito da dengue. “Para ter uma ideia, enquanto que com o larvicida a eliminação das larvas gira em torno de uma até duas semanas nas caixas d’água, com as piabas a eliminação das larvas em média acontece em até 24 horas”, destacou.

Ainda de acordo com o coordenador do Setor de Endemias, outras ações de controle ao Aedes aegypti foram intensificadas pelos profissionais no mês de fevereiro, como por exemplo, a utilização de máquinas portáteis UBV (Unidade de Baixo Volume) para a realização de bloqueio de casos. “Desde que eu entrei na saúde e pela vivencia no controle da dengue, as recomendações para combater o mosquito continuam sendo as mesmas. No entanto, todo ano enfrentamos problemas com surto de casos de dengue. A população também necessita fazer a sua parte”, declarou Francisco Nascimento.

Sobre a operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê), devido os índices nos casos de dengue, o coordenador disse que também já foi solicitado o carro fumacê à IV Unidade Regional de Saúde Pública em Caicó, mas o município está aguardo um parecer técnico da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) para que confirme a necessidade do veículo ou não em razão do aumento de números de casos notificados nas últimas três semanas.

Medeiros S/A

Por fim, Galego da Dengue falou que nós últimos dias recebeu pedidos de vários populares para a realização de um trabalho na área da empresa desativada Medeiros S/A, porque esses suspeitavam da existência de focos criadouros do mosquito. Porém, o coordenador afirmou que no local praticamente não existem focos do Aedes aegypti.

“Recentemente realizamos um trabalho de borrifação em toda extensão da empresa, utilizando nebulizador costal com inseticida e nas caixas d’agua foram colocadas piabas no intuito de eliminar os insetos, mas posso assegurar que durante as nossas visitas não encontramos nenhum criadouro na empresa que atualmente encontra-se desativada”, concluiu.