Através de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, começou na tarde deste sábado, dia 12/03, a operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) e prosseguirá até o próximo dia 27 (Domingo de Páscoa), devido aos altos índices de casos notificados de dengue. O carro fumacê circulará sempre a partir das 4 horas da manhã até às 7h30 e na parte da tarde tem início às 16h até às 19h30, durante o “horário do voo dos mosquitos”.

O itinerário do veículo fumacê ontem foi nos seguintes bairros: COHAB, Novo Horizonte, Alto do Abrigo e Bandeira Branca. Neste domingo (13) pela manhã será: São João e a primeira parte do Centro. À tarde: continuação do Centro. O trabalho se desenvolverá em todos os bairros da cidade com o objetivo de cortar a transmissão, matando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Apesar do trabalho intenso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), não foi possível cortar a proliferação com UBV portátil, onde foram realizados vários trabalhos de bloqueios nos bairros de Jardim do Seridó, porém, continuaram surgindo novos casos suspeitos de dengue. Por esse motivo foi solicitado a Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP) na cidade de Caicó, a presença do carro fumacê no município.

O Governo do Estado disponibilizou o veículo fumacê, os profissionais e o inseticida (Malathion diluído com óleo mineral). Já a Prefeitura de Jardim do Seridó está arcando com o combustível, hospedagem e alimentação, além do apoio técnico do Setor de Endemias. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a fumaça utilizada para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo a saúde da população, pois é recomendada pelo Ministério da Saúde.