A secretária municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Dra. Talita Moura e o coordenador de Finanças, Geraldo Estevam recepcionaram na tarde desta quarta-feira, dia 9, no Aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande (PB), a nova médica cubana que atuará no município.

Dra. Diamela Haydée Tamayo Palanco faz parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal e atuará na Atenção Básica de Saúde. Como os profissionais desta missão não podem ter outros vínculos empregatícios no Brasil, ela atenderá a população todos os dias da semana.

A médica ficará por três anos no Brasil, sendo vedado a Dra. Diamela Haydée, o exercício da medicina fora das atividades desempenhadas do que preconiza o Programa Mais Médicos no país. A doutora será a responsável pela Estratégia Saúde da Família (ESF II), localizada no centro da cidade.

Nesse período, a profissional receberá mensalmente uma bolsa-formação, paga pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde no valor de R$ 10 mil reais e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó será a responsável pela moradia e alimentação da médica cubana.