Ainda durante a acolhida a médica cubana, Dra. Diamela Haydée ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 10, no Clube de Idosos São Judas Tadeu, aconteceu também à entrega de óculos para os alunos da rede pública de Jardim do Seridó. Ao todo, 32 estudantes foram beneficiados pelo projeto Olhar Brasil do Governo Federal.

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas, secretária municipal de Educação, Marecilda Bezerra; secretária municipal de Saúde, Dra. Talita Moura; médicos cubanos: Dr. Rafael Henrique e Dra. Diamela Haydée; diretor do NEI Francisca da Guia, Cláudio Dias Nunes e os profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram a entrega dos óculos aos alunos.

Nesta etapa, 150 alunos apresentaram resultados alterados no teste de Snellen, sendo que, somente 80 compareceram à consulta oftalmológica. Desses, apenas 32 necessitam utilizar os óculos. A partir da identificação das pessoas com problemas visuais, o passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos.

Objetivo

O projeto Olhar Brasil tem o objetivo de identificar problemas visuais em 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e os que integram o Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, que engloba a população de 15 a 59 anos de idade. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.